Dia da Consciencia Negra no Brasil

“O Racismo é antiliberal, antiigualitário,intolerante, em alguns casos violento e criminoso. Não há outro caminho para combater o racismo senão uma educação orientada por valores universais”, Norberto Bobbio.
Ainda Segundo Bobbio, o preconceito e o racismo não são frutos da esfera racional do ser humano. As crenças que induzem ao racismo não são derivadas da razão e da lógica.
O racismo é sempre derivado de uma ponto de vista errôneo, tomado como verdade absoluta.Mas o racismo não é sentido da noite para o dia. Não é um sentimento que se manifesta de uma hora para outra. O racismo é uma atitude de desconfiança para com as pessoas que são diferentes de nós. Há contudo, alguma forma de racismo e preconceito em todos nós, diz Bobbio. E a forma de racismo mais conhecida no mundo atual é o anti-semitismo. Embora não haja nenhuma raça superior ou inferior que outra. Todos as raças tem seus valores e vivem de acordo com eles.
Devemos tomar todo cuidado porque o racismo se apresenta, às vezes, muito velado e infiltrado em forma de ideologia e como doutrina, pode tornar-se até uma perversa visão de mundo. O mundo deve ser visto particularizado, com detalhes, diferenças saudáveis e nunca de forma generalizada, porque o preconceito se manifesta nas generalizações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s