Heróis anônimos – Luis Fernando Veríssimo

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados

Eu exerço minha capacidade de transmutar, imaginar-me no limiar desse abismo de sobreviver com quase nada além da esperança. País de contraste social inaceitável.
Deveria começar aqui também uma revolução por comida, casa, justiça, saúde e educação.
A pobreza causa impactos danosos e o pobre se torna vítima de sua própria condição.
À fome, junta-se a revolta, a dor latente, as imagens retorcidas pela noite mal dormida. Esperar pelo novo dia que nada traz de mudança, não minimiza a distância entre o real e o sonho. Sonho mau, povoado por violência. Sina de viver uma vida recheada de disparidades sociais, sem afirmação nem identidade.
Heróis anônimos, que invisíveis desfilam entre os nobres, carregando-lhes a pasta, engraxando-lhes os sapatos, mas sua condição não causa impacto no semblante impassível de quem pode decidir e mudar.
Mas não decidem e não mudam porque não querem desencadear nenhum processo de equilíbrio e igualdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s