O Brasil e a Energia Nuclear

O Brasil felizmente não investiu muito em energia nuclear. No estado do Rio de Janeiro, entre as cidades de Angra dos Reis e Paraty, existe a Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto, que abriga três estações nucleares denominadas Angra I, Angra II e Angra III. As usinas foram construídas com tecnologia da empresa alemã Siemens.
Angra I entrou em funcionamento no ano de 1985, Angra II em 2000 e Angra III, ainda em construção, com previsão para entrar em funcionamento em 2014.
A produção da energia nuclear no Brasil corresponde a apenas 3% da energia consumida no país.
Li no site do governo que o índice de confiabilidade de Angra I e II é de 97%.
Ambientalistas se sentiram indignados com a construção da usina na praia de Itaorna, um dos pontos mais bonitos do litoral do Brasil.
O acidente que causou o colapso no reator da Usina japonesa em Fukushima causou muita perturbação a todos os governos que defendem a energia nuclear, mas não deve mudar o cenário nem o plano do governo brasileiro de manter o seu parque nuclear.
Existe hoje 442 usinas nucleares em operação em 31 países e 65 novas usinas estão em construção. Geram aproximadamente 17% da energia elétrica mundial.
25 anos depois da grande catástrofe de Chernobyl, na Ucrania, o histórico de confiabilidade da energia nuclear ruiu com a passagem do Tsunami no Japão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s