Procissão Fluvial

Hoje, aconteceu a Procissão Fluvial No Rio Cuiabá – saiu do Museu do Rio e chegou a São Gonçalo Beira-Rio.
Toda a comunidade ribeirinha, pescadores e moradores de comunidades a Beira do Rio Cuiabá, como São Gonçalo Beira Rio participaram do evento. As igrejas católicas também foram grandes parceiros na realização deste evento. Representantes das Paróquias de Cuiabá, carregaram a imagem do padroeiro da cidade, o Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Durante o trajeto uma banda cantava hinos religiosos.

Várias apresentações culturais de cururu e siriri, música e dança típica das comunidades a beira do Rio Cuiabá, aconteceram na largada. A procissão foi organizada dentro de padrões de segurança para todos aqueles que, de barco acompanharam o trajeto. A Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil prestaram apoio ao movimento dos ribeirinhos..
Na chegada, os participantes serão recebidos com diversas atividades culturais. Apresentações de Cururu e Siriri, rasqueado, exposição de telas e artesanatos e comida típica.

Em Cuiabá essas demonstrações de crença nos santos, é algo muito familiar. As pessoas convergem suas crenças para santos diversos, pedem proteção no trabalho, no amor, na vida financeira.
Nossa cultura absorve muito bem o universo religioso em toda sua grandiosidade e idiossincrasias. O respeito, acima de tudo, pelas festas populares, que movimentam as comunidades mais pobres e tradicionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s