A Felicidade é uma estrada cheia de possibilidades

Para Mahatma Gandhi, a felicidade acontece quando existe harmonia entre o que voce pensa, o que voce diz e o que voce faz.
Uma nova geração de psicólogos está construindo uma rede respeitável de pesquisas sobre traços positivos de caráter e felicidade; ao mesmo tempo, a evolução da neurociência nos fornece novas pistas para o que nos faz felizes e o que isso significa para nosso cérebro. Nos últimos anos, os psicólogos e pesquisadores tem se empenhado em apresentar dados hipotéticamente concretos sobre uma pergunta previamente deixada pelos filósofos: O que nos faz felizes? Os pesquisadores pai e filho Ed Diener e Robert Biswas-Diener, da Stanford Sonja Lyubomirsky, e o especialista em ética Stephen Post estudaram pessoas de todo o mundo para descobrir o quanto coisas como dinheiro, cultura, atitude, memória, saúde e altruísmo afetam o bem estar do nosso dia-a-dia e aqui estão as 10 estratégias comprovadas cientificamente que proporcionam felicidade.

1 – Saboreie momentos diários
Ter um tempo para si mesmo, pausa para caminhar, ouvir uma música ou ver crianças brincando. Participantes do estudo que teveram tempo para “curtir” acontecimentos comuns ou viver momentos agradáveis no dia-a-dia mostraram aumento significativo na felicidade e redução na depressão”, diz a psicóloga Sonja Lyubomirsky.

2- Evite comparações
Comparar-nos com os outros é prejudicial para a felicidade e auto-estima. Em vez de comparar-nos aos outros, devemos ter foco na nossa realização pessoal, isso leva a uma maior satisfação, de acordo com Lyubomirsky.

3- Colocar o dinheiro no final da lista
Pessoas que colocaram dinheiro no topo de sua lista de prioridades estão mais propensas a depressão, ansiedade e baixa da auto-estima, de acordo com os pesquisadores Tim Kasser e Ryan Richard. E essa descoberta é verdadeira em todas as nações e culturas. A satisfação encontrada em bens materiais tem vida muito passageira. Pessoas que buscam realização através do dinheiro também fizeram menor pontuação em testes de vitalidade e auto-realização.

4- Ter metas significativas
As pessoas que lutam por algo significativo, quer se trate de aprender um ofício novo ou criar os filhos dentro de padrões morais elevados são muito mais felizes do que aqueles que não têm sonhos ou aspirações fortes, diz Ed Diener e Robert Biswas-Diener. Os seres humanos necessitam de um senso de significado para prosperar.

5- Tomar Iniciativa no Trabalho
O quanto você está feliz no trabalho depende, em parte de o quanto você toma iniciativa.Pesquisadora Amy Wrzesniewski diz que quando nós expressamos criatividade, quando ajudamos os outros, sugerimos melhorias, tornamos o nosso trabalho mais gratificante e nos sentimos mais no controle.

6- Fazer amigos e valorizar a família
As pessoas mais felizes tendem a ter boas famílias, bons amigos e relações de apoio duráveis, dizem Diener e Biswas-Diener. Mas nós precisamos além de relacionamentos, precisamos de parentes, o que envolve compreensão e carinho permanente.

7- Sorria
Parece simples, mas funciona. As pessoas felizes quando pensam no futuro, são otimistas, e ao rever o passado, tendem a saborear os pontos altos, diz Diener e Biswas-Diener. Enfim, uma perspectiva positiva pode se tornar um hábito.

8- Agradeça
Pessoas que mantêm hábitos diários de gratidão são mais saudáveis, mais otimista, e mais propensas a fazer progressos para alcançar objetivos pessoais, de acordo com Martin Seligman, fundador da psicologia positiva.

9- Saia e se exercite
O estudo mostra que o exercício físico pode ser tão eficaz quanto certas drogas no tratamento da depressão, porém, sem efeitos colaterais e sem custo. Além de benefícios para a saúde, o exercício regular oferece uma sensação de realização e oportunidade para a interação social, libera endorfinas e aumenta a auto-estima.

10 – Doe
Faça do altruísmo um propósito da sua vida. O pesquisador Stephen Post diz que ajudar um vizinho ou doar bens e serviços resulta em alta taxa de uma felicidade interior e você recebe mais benefícios na sua saúde do que se você tivesse deixado de fumar, compara o pesquisador. Ouvir um amigo, celebrar o sucesso do outro e exercitar o perdão também contribuem para a felicidade.
A conclusão é que a felicidade é muito mais do que dinheiro. É ter bons momentos com amigos e familiares, é ser capaz de falar o que está na mente sem medo e sentir-se seguro e fazer escolhas. Felicidade significa ter oportunidades. A Felicidade é algo que todos nós almejamos, é como um segredo que todos tentam desvendar e na maioria das vezes a sensação é de que é algo inatingível, um sonho buscado, que chega para lá todas as vezes que estamos encostando nele. A felicidade pode ser um raio que atravessa a noite, deixa um clarão e se vai. Uma forma espontânea de felicidade vem da natureza, do brilho do sol, de uma estrela que risca o céu, furtiva e insinuante, da chuva que deságua brava, dos animais que correm soltos, da beleza ímpar do rio, cuja água nunca passa duas vezes no mesmo lugar, da imensidão do mar, onde as dores se perdem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s