Um outro mundo não é possível, é necessário!

A frase acima é do filósofo Leonardo Boff.

O conhecimento é provavelmente o fator mais determinante no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que o nosso maior recurso para a sobrevivência futura do nosso país é os nossos jovens e sua capacidade de atingir seus maiores potenciais individuais, precisamos dar-lhes as ferramentas para fazer isso. O conhecimento é um passo largo para a instauração da esperança e da libertação, para a construção de uma nova ética centrada na vida, no trabalho e na solidariedade expressa pela cultura de paz e sustentabilidade. O Brasil registra aumento no número de jovens que freqüentam as universidades.

Segundo dados da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a proporção de jovens frequentando o ensino superior no Brasil é de 15%, isso somando universidades públicas e privadas. O aumento foi registrado em todas as regiões do país, mas ainda assim a porcentagem brasileira está muito abaixo da registrada em países como França, Espanha, Reino Unido, onde o índice está acima de 50%, Chile 30% e a Coréia com o invejável índice de 70%.

A questão torna-se então saber se somos uma sociedade comprometida em alcançar o objetivo grandioso de preparar nossos jovens para o futuro. Não sei. Há ainda escassez de competências e fraquezas em nosso sistema de ensino e isso não pode tornar-se constrangimento.

Numa solenidade simples, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, doutora Maria Lúcia Cavalli Neder, recebeu a titulação da área doada (80 hectares) para a construção do campus da UFMT na vizinha cidade de Várzea Grande e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, recebeu outros 10 hectares na mesma área. Ao discorrer sobre os passos para a implantação do novo Campus, a reitora anunciou que desde a construção, serão adotados os princípios da inovação; na obra serão utilizados materiais de construção fabricados com zelo ambiental, a grade curricular será diferenciada e moderna e haverá movimentação conjunta entre universidade e poderes públicos para que o campus seja também dotado de um parque tecnológico. UFMT oferecerá, a princípio, cinco cursos e, o IFMT, seis.

Presente na solenidade, ato contínuo, o governador Silval Barbosa anunciou que a Unemat será também instalada num futuro próximo em Várzea Grande, com grande variedade de cursos para atender a demanda de toda Baixada Cuiabana. Há dez dias atrás, na cidade de Cáceres, a Unemat lançou o curso de medicina. Serão disponibilizadas 30 vagas por semestre e o primeiro vestibular já tem as inscrições abertas.

Na Secretaria de Ciência e Tecnologia, não há muito tempo inaugurou-se a instalação de equipamentos sofisticados de transmissão via satélite para possibilitar o envio de dados para grande número de municípios que estão investindo no ensino à distância, o MT Preparatório, onde as aulas são interativas, com mediação tecnológica e transmissão em tempo real.

Desenhado para acontecer em Florianópolis, no final de maio deste ano, o Segundo Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica é um fórum temático, um movimento em favor da cidadania e do direito universal à educação, que trabalha para viabilizar as propostas de integrar as plataformas educacionais existentes no mundo. Serão cinco dias de discussões pautadas em desenvolvimento e inclusão, com representantes de vinte países participando de palestras com renomados filósofos e educadores, debates, oficinas de trabalho, shows de inovação tecnológica e feira de economia solidária, sob o tema; “ Democracia, Emancipação e Sustentabilidade.”

Há avanços visíveis porque conhecimento não pode tornar-se propriedade de poucos e instrumento de dominação, deve revelar se poderoso aliado na luta contra a desigualdade e a injustiça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s