O Melhor Prefeito do Mundo

A Fundação Prefeitos das Cidades e o Projeto Prefeito Mundial foi criada em 2003 para promover, incentivar e facilitar as ações dos governos locais. Para dar mais credibilidade ao projeto, também instituíram um Código de Ética para os líderes das cidades que desejam exercer as suas funções além do senso comum, da mediocridade e da indiferença. Todos os prefeitos que desejam concorrer devem assinar o termo de conhecimento do Código de Ética.

A Fundação Prefeitos das Cidades trata de assuntos urbanos, organiza o Projeto Prefeito Mundial ( premiação do melhor prefeito do mundo ). O Prêmio tem sido ofertado de dois em dois anos desde 2004, homenageia prefeitos com visão, paixão e habilidades para fazer de suas cidades lugares incríveis para se viver, trabalhar e visitar. O Projeto Prefeito Mundial tem como objetivo destacar o bom trabalho de vários homens que se dedicam a executar um bom plano de governo.
Os Prefeitos que receberam a honraria desde a criação da premiação foram: Edi Rama, da cidade de Tirana, capital da Albânia, Dora Bakoyannis, de Atenas, John So, de Melbourne, Helen Zille, da Cidade do Cabo e Marcelo Ebrard, Cidade do México em 2010.

Os organizadores do Projeto Prefeito Mundial para 2012 estão procurando os líderes das cidades que se destacam em qualidades como: liderança, visão, habilidades de gestão e integridade, consciência social e econômica, capacidade de fornecer segurança para proteger o cidadão e o ambiente, bem como vontade e capacidade de promover boas relações entre as comunidades culturais, raciais e sociais. Parece simples preencher os requisitos mencionados, mas não é.

Um bom e honesto governo local é o alicerce de qualquer nação que se esforça para proporcionar aos seus cidadãos segurança, felicidade e prosperidade. Quando a corrupção, incompetência e má conduta acontece no governo local, isso ameaça a decência fundamental de toda sociedade.
Lendo o código de ética, considerado rigoroso, constato que não há nada novo, as exigências são as mesmas que o cidadão deveria cobrar do prefeito que ajudou a eleger. Espera-se que o cargo de prefeito seja cumprido observando o bem comum de suas comunidades, com responsabilidade diante de qualquer ato praticado por qualquer membro da administração;

Os prefeitos devem apoiar e respeitar as leis de sua cidade e devem exigir o mesmo grau de respeito à lei a todos os membros da administração;
Prefeitos devem administrar os recursos públicos para o benefício de suas comunidades; não devem usar suas posições oficiais para garantir privilégios injustificados ou vantagens para si, membros da sua família e amigos. Prefeitos devem executar todas as ações oficiais com grau de imparcialidade e não
devem aceitar mimos ou ofertas baseadas em um entendimento, que foram dadas para influenciá-los no exercício das suas funções públicas e devem inclusive relatar quaisquer ações impróprias que testemunham, como subornos, propinas, e ofertas indecentes; Os prefeitos devem trabalhar para fortalecer a sociedade civil através da sensibilização do público e da confiança em suas ações; devem utilizar sua influência para promover a cooperação entre as cidades de seu país ou internacionalmente. As qualidades do vencedor do prêmio em 2010 foram assim destacadas:

O prefeito é um reformador liberal e pragmático que nunca se esquivou de desafiar a ortodoxia do México. Ele defendeu as mulheres e os direitos das minorias e tornou-se um defensor respeitado internacionalmente em questões ambientais. Pouco depois de sua eleição, traçou um plano de 15 anos chamado ‘Plano Verde’. concebido para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na Cidade do México, que há vinte anos atrás, ostentava o título de cidade mais poluída do mundo. Hoje, com uma população metropolitana de mais de 20 milhões, a cidade do México não consta na lista das 10 cidades com a pior qualidade do ar.

O prefeito, eleito o melhor do mundo delineou suas prioridades entre; combater a criminalidade na cidade, criar mais lugares de atendimento público para crianças de rua, descentralizou a política de educação, instituiu uma Constituição para a cidade, construiu novas linhas para o metro e ônibus , edificou programas de infra-estrutura, implantou programa de pagamentos de benefícios mensais a mães solteiras, idosos e bolsas de estudo para estudantes do ensino médio. A cidade do México mudou a sua aparência na área central e nas praças. O Centro é agora uma área agradável para caminhar, fazer compras, comer e divertir-se. Talvez um dia teremos um prefeito premiado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s