Redescobrindo o Brasil

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial e a quinta nação mais populosa do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, respectivamente.

Bem, o Brasil é o Brasil – um país imenso e único, povoado em sua maioria por brancos, depois pardos e pretos e 817 mil pessoas se auto declararam indígenas.

O Brasil, um país de muitos contrastes e matizes diversas, único país que fala Português em um hemisfério de vizinhos de língua espanhola, o que não é fácil de explicar sobre um país que é fácil de apreciar e de amar.

Nosso território já era habitado por uma grande população de índígenas, que viviam segundo suas próprias organizações tribais e tradições, quando os portugueses desembarcaram aqui em 22 de abril de 1500. Porém até agora o Brasil não foi totalmente descoberto, há ainda um território vasto e misterioso a ser descoberto pelos próprios brasileiros. Apresentam no exterior uma imagem ainda distorcida de um belo país, que é um refúgio para o futebol, corrupção, violência, samba, liberdade e carnaval.

A situação estável do Brasil político atrai investidores e sua democracia duramente conquistada também fornece aos investidores estrangeiros a garantia que não haverá por aqui nenhuma revolução popular. As ditaduras militares não vingaram no Brasil e o poder civil foi retomado em 1985.
O desenvolvimento veio de certa forma rápido. O país já tem um automóvel para cada cinco brasileiros, embora em várias cidades já têm menos de dois habitantes por veículo, como ocorre na Alemanha e Estados Unidos. Segundo a pesquisa o número de veículos em circulação no País cresce em ritmo muito superior ao da população.

O Brasil tem hoje 137 mil milionários e cerca de 30 bilionários. O cálculo é da revista americana Forbes, que avisa: essa tendência deve continuar por pelo menos mais três anos. No mapa dos mais ricos, estão Rio e São Paulo, com 70% deles.

Em meio ao crescimento populacional e econômico, alguns dados revelados pelo próprio IBGE nos remete a uma realidade desanimadora. Há ainda 14,1 milhões de analfabetos no País, a maioria homens ainda jovens, que moram na Região Nordeste, mais de 7 milhões de crianças trabalham no Brasil quando deveriam estar nas salas de aulas.

A violência apresenta números escabrosos divulgados pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN , 513.802 brasileiros estão presos, com um número de presos 69% superior ao número de vagas existentes nos estabelecimentos penais do país. Daí o círculo vicioso da superlotação e da não recuperação do preso. E por que estão presos? Bem no Brasil, 137 pessoas são assassinadas por dia.

O Brasil tem inacreditáveis 16,2 milhões de pessoas vivendo em condições de pobreza extrema, segundo dados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE. Para que uma pessoa esteja enquadrada no conceito de pobreza extrema, ela deve ter renda mensal de até R$ 70 por mês ou pouco mais de R$ 2 por dia.

Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para melhorar o padrão de vida de sua população.  Acometidos ainda por problemas básicos como a má distribuição de renda e injustiças sociais, a maioria dos brasileiros parece fazer vista grossa para seus milhões de pessoas famintas, que são escondidas nos arredores ou debaixo dos viadutos das grandes cidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s