O pior ainda está por vir

As soluções para crises globais estão dentro do nosso alcance. Nosso desafio é nos livrarmos das armadilhas do pensamento derrotista para que possamos trazer essas soluções para melhorar nossas vidas. Para enfrentar os desafios do século 21, incluindo ameaça de mudança climática, o desafio de alimentar o mundo e eliminar a pobreza, precisamos nos libertar das ciladas que nos impedem ver o mundo como ele realmente é e acertar o foco da nossa visão para responder a esses desafios.
Uma das idéias dominantes na nossa sociedade é a idéia generalizada da escassez, da falta de recursos suficientes ou comida ou qualquer outra coisa para suprir a demanda de todos. A maioria das pessoas insistem dizer que com sete bilhões de pessoas no planeta, a escassez é a nossa realidade agora e no futuro. As pessoas estão cegas e influenciadas por esta mentalidade de que vai faltar tudo num futuro próximo. O pior ainda está por vir, pregam os apóstolos do caos.
Obstáculos, desafios, problemas e oportunidades – a maneira como você descreve uma situação prevê como você está propenso a responder a ela. Os eventos e as mudanças atuais em nossas vidas não podem parecer obstáculos desenhados para nos derrotar, mas desafios que motivam a tomada de atitude. Eu não tenho idéia de quantos pensamentos negativos eu tenho em um dia, mas eu fiz uma pequena pesquisa e descobri que os seres humanos têm em média entre 60.000 a 80.000 pensamentos por dia, ou aproximadamente um novo pensamento a cada 1,2 segundos. A pesquisa sugere que em muitas pessoas, 80% dos pensamentos são negativos. Isto parece inacreditável à primeira vista, mas na verdade, ao ler jornal ou ouvir as notícias, as estatísticas mostram que isso é real. Comece a prestar atenção no que você diz para os outros. Você vai se surpreender com o impacto de sua própria negatividade expressa nas palavras e oculta em pensamentos. Livrar-se do ataque do pensamento negativo dá-nos a chance de crescer e prosperar. O importante é perceber e valorizar o lado positivo e tentar aumentar isso e reduzir a tendência de acolher o caos. Esse é o caminho: correr atrás do potencial de vida que está nos esperando.
Estudos mostram que a maneira como enfrentamos uma situação afeta nosso estado emocional, aumenta o nível de stress e nossa saúde. As pessoas que tem uma percepção mais positiva experimentarão menos stress, serão mais saudáveis e geralmente obterão mais sucesso do que aqueles que esperam sempre pelo pior e continuamente minimizam seu próprio esforço para reverter algo que está indo mal.
Felizmente há evidências fortes de que o pensamento positivo é algo que pode ser aprendido e praticado para substituir o pensamento improdutivo e prejudicial. Precisamos todavia, reformular a nossa mente contra a tirania do futuro apocalíptico que tem sido pregado sem nenhum contrapeso. Não devemos deixar prosperar a cultura do medo em nenhum setor de nossas vidas. O homem e a ciência pode nos fornecer maneiras de aliviar os males, sem intolerância e sem propagar cenários sombrios.
Os jovens não devem ser levados a acreditar que os seres humanos adultos são inerentemente desperdiçadores, predadores e estúpidos. O jovem não pode associar o futuro ao caos e a escassez de recursos nem tampouco à falta de iniciativa humana para transformar. Devemos contestar o pessimismo predominante da cultura atual, que retrata a nossa civilização como condenada a agonizar até morrer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s