Buracos Negros

Apesar de ser da natureza humana ampliar os seus horizontes e desvendar os territórios inexplorados, ainda existem lugares misteriosos na terra, onde escondem-se seres humanos numa ação deliberada de violência ou acidente. Acreditávamos que a tecnologia moderna tornaria o mundo um espaço menor e mais controlado, já que podemos olhar praticamente para qualquer destino pela internet, conferir fotos, vídeos, e até mesmo conversar com as pessoas nesses lugares distantes em segundos. No entanto, mesmo com toda tecnologia disponível nos dias de hoje, ainda existem algumas fronteiras inexploradas na terra, onde ocorrem fatos impressionantes e desafiam a inteligência das autoridades políticas e científicas.

Voltando à Idade das Trevas, quando as pessoas desapareciam o tempo todo com as Cruzadas e doenças, no mundo moderno tais desaparecimentos são quase impossíveis. Quando as pessoas desaparecem geralmente foram mortas ou sequestradas, mas o ponto é que normalmente tem-se algum tipo de pista. Há empresas especializadas em rastreamento e monitoramento dos cidadãos e embora achem extremamente difícil uma pessoa apagar literalmente seus rastros sobre a terra, há pessoas que evaporaram sem deixar pistas e isso deve ser devastador para as famílias. Como entender que uma pessoa que você ama desapareceu sem deixar vestígios?

As pessoas somem hoje vitimadas pelo tráfico humano, que é uma prática moderna de escravidão e alimenta uma crescente indústria criminosa com bases no mundo inteiro. Atua no recrutamento, acolhimento e transporte de pessoas para fins de exploração. As vítimas de tráfico humano são pessoas forçadas a práticas sexuais ilegais ou trabalho escravo em fábricas, fazendas e grandes corporações. O tráfico sexual – pornografia, prostituição e abuso sexual de crianças -, é um dos setores mais lucrativos do comércio ilegal de pessoas. Na Nigéria mais de 300 meninas foram sequestradas por um grupo extremista, algumas conseguiram escapar, mas 276 continuam ainda desaparecidas e devem ter sido vendidas como escravas sexuais em países vizinhos, onde os controles do fluxo migratório nas faixas de fronteiras são frouxos exatamente para contribuir com as práticas criminosas.

Como explicar a invisibilidade de vários caminhões carregados de garotas? Pois bem, ainda nessa época da internet, da NSA, da comunicação instantânea, é possível, embora raro, que um avião com 239 passageiros desapareça, exatamente porque nenhum equipamento projetado para transmitir a posição da aeronave funcionou e sobre seu destino até agora, nada de concreto se sabe. Percebemos agora que um Boeing 777 é algo muito grande para sumir deliberadamente, mas aprendemos que o oceano é imensamente muito mais vasto do que imaginávamos.

Vê-se portanto, que na terra, céu e mar há mistérios que nossa eficiência não consegue rastrear.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s