Faz de conta que ainda é cedo

Avantagem de começar a falar do próximo pleito eleitoral, em tempo considerado cedo, é que abre espaço para a participação efetiva na política de grandes massas de cidadãos que, de outra forma, permaneceriam excluídas. Sabemos que uma eleição é sempre mais do que quem ganha e quem perde. E embora pareça cedo para se pensar no próximo ano, entendo que o momento é perfeito para os partidos, que querem influenciar a eleição de 2024, irem moldando seus planos, avaliando a capilaridade do quadro de candidatos, abrindo portas para agregar novos grupos políticos.

Nas 141 cidades do estado o burburinho começou e não são somente os derrotados que estão pensando na próxima eleição. Tem gente grande no páreo, querendo viver experiências políticas no executivo, em 2024, sem contar com os prefeitos que pleiteiam a reeleição, sem precisar iniciar do zero um processo de construção local, embora ter mandato não seja sinônimo de ser reeleito.

Lembramos que em 2008, o então prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, perdeu a reeleição para o atual prefeito, José do Pátio e em Sorriso, Dilceu Rossato, perdeu a reeleição para Chico Bedin, que em 2012, perdeu a reeleição para o próprio Rossato.

Chamo à atenção dos candidatos a prefeito que cumprem mandatos ou exercem cargos fora de suas cidades, sobretudo na distante Brasília. Na última eleição, em 2020, dos 69 parlamentares federais que disputaram as eleições municipais no país, apenas 12 venceram nas urnas. Em Sinop-MT, o deputado federal Juarez Costa perdeu a eleição para Roberto Dorner, deputado Emanuelzinho perdeu em Várzea Grande para Kalil. Portanto, vantagem percebida para quem está presente nos bairros, no dia a dia com a população.

Eleições têm elementos que se repetem em todas e o cientista político Fernando Abrucio, doutor em ciência política pela USP, assinala que a indecisão é um desses elementos, mais de 30% dos eleitores do país seguem indecisos até o momento final, porque esse eleitorado foge das candidaturas requentadas e fica esperando uma novidade que não consegue encontrar nos nomes tradicionais. Outra verdade que não muda e sempre é a peça-chave das eleições são as alianças, as famosas coligações partidárias, que ampliam o tamanho e a diversidade dentro de uma candidatura. Para complicar, há a possibilidade da fusão entre alguns partidos.

Cuiabá, uma cidade tricentenária, com mais de 320 bairros, segundo a concessionária de abastecimento de água e 115 registrados no poder municipal, conta com cerca de 6 a 7 pré-candidatos a prefeito. A disputa para a prefeitura sempre foi palco de grandes construções políticas, cito os bairros porque, desde a eleição do ícone maior da política mato-grossense Dante de Oliveira, a prefeito de Cuiabá, em 1985, tem-se estabelecido uma relação simbiótica entre as campanhas a prefeito e as associações de bairros.

A importância da participação dos líderes comunitários era exaltada pelo próprio Dante que em 1992 elegeu-se novamente prefeito da capital, candidato por uma frente ampla, com coordenação e participação efetiva de presidentes de associações de bairros. Por ironia, Dante não concluiu os mandatos nas duas vezes que venceu a eleição em Cuiabá. Na primeira eleição, renunciou para ser ministro e na segunda para candidatar-se ao governo do estado.

Demanda tempo com qualidade para visitar o máximo possível dos 431.107 eleitores espalhados por mais de 300 bairros, a maioria com idade de 45 a 60 anos, sendo 54%, mulheres.

2024 está realmente batendo à porta. O Tribunal Superior Eleitoral, sob o comando do ministro Alexandre de Moraes, reuniu todos os presidentes regionais dos TREs do país semana passada, para planejar e alinhar as ações para as eleições municipais, visando sobretudo atacar o que foi a grande preocupação da eleição anterior; a desinformação e as notícias falsas e desfazer a ideia errônea de que a liberdade para agressões, discursos de ódio e antidemocráticos são práticas permitidas no ambiente virtual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s