Tudo o que fazemos vai afetar a forma como as pessoas vão se lembrar de nós mais tarde. O impacto que criamos sobre as pessoas depende da maneira como agimos ao longo da vida e seremos lembrados baseados nos rastos que deixamos, pela compaixão e amor que demonstramos. A pessoa egoísta, interessada apenas em si mesma, não tem interesse nas necessidades dos outros e julga tudo e todos pela utilidade que tem para si. A esfera mais importante é doar-se. O que faz uma pessoa doar-se a outro?
Isso não significa necessariamente que ela sacrifica a vida pelos outros, mas que ela doa o que é vivo nela; a alegria, interesse, compreensão, conhecimento, humor, tristeza. Enfim todas as expressões e manifestações do que é vivo nela. Além do elemento de doação, o caráter ativo do amor implica outros elementos básicos, comuns a todas as formas de amar. Trata-se de cuidado, responsabilidade, respeito e conhecimento.
Toda forma de amor implica cuidado. Não é diferente do amor pelos animais ou pelas flores. Se uma mulher diz que ela adora flores, ela nunca se esquecerá de regá-las.. O amor é a preocupação ativa para com a vida. Cuidado e preocupação implica um outro aspecto do amor; o da responsabilidade. A responsabilidade muitas vezes denota dever, algo imposto, mas em seu verdadeiro sentido, é um ato voluntário; é a resposta às necessidades expressas de outro ser humano.